terça-feira, 10 de novembro de 2009

Margriet - Festival Cultural da Cerveja



Esta bela cerveja foi produzida na cidade de Mechelen [Bélgica] por mulheres e nomeada em honra de Margaret, a rainha da Áustria, a qual foi regente local nos primeiros anos do século XVI. Há relatos que juntam sua criação apenas para marcar uma manifestação cultural na cidade em 2005, na época chamada de "Mechelen, na Stad Vrouwenhanden" [Mechelen Cidade, nas Mãos da Mulher], porém continua a ser produzida nos dias de hoje.


Trata-se de uma cerveja muito refrescante, onde as principais características são as especiarias, atualmente grande marca da cervejaria Het Anker, onde é produzida.

O rótulo menciona "Cultuurbier Feestelijk" [Festival Cultural da Cerveja] cuja atividade principal era uma exposição denominada "Dames reuniu Klasse" [Mulher de Classe]. O intrigante foi ver a pintura usada em todos os folders, folhetos, etc … A parte do rosto é formada a partir de uma pintura original de Margareta Van Oostenrijk, e é feito por um artista desconhecido.

A história era espalhar que esta pintura não seria real, e seria de fato trabalho do falsificador Jef Van Der Veken. Bem, isso é o apreciador de arte Jean-Luc Pypaert que estava afirmando. Um retrato do século XVI ou uma falsificação do século XIX ? De qualquer forma resume-se que a Margriet é uma cerveja feminina e com um grande caráter histórico cultural !

Disponível no Beertaste:

Margriet 6,5% - 330ml