terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DUVEL - Um Diabo de Cerveja



Uma cerveja única, de sabor inconfundível. Assim é a Duvel, maravilha que nasceu em 12 de setembro de 1871, quando Jan Leonard Moortgat, descendente de uma família de cervejeiros, com a mulher, Maria Hendrika de Block, construiram a cervejaria no centro da cidade de Breendonk (próximo a Antuérpia). Para que o projeto familiar fosse coroado de êxito, Jan Leonard mandou o filho mais velho, Jozef, para o Institute Supérieur de Brasserie de Gent, a primeira escola de cervejeiros da Bélgica, construida em 1885.

Com o diploma na mão, o cervejeiro achava que o filho poderia continuar seu trabalho, mas não contava com as peças do destino. Infelizmente, Jozef faleceu em 1913, deixando a administração para seus dois irmãos, Albert e Victor Moortgat. O legado de Josef, porém, ficou marcado na história da empresa. No último ano sob seu comando, a cervejaria comprou 116000 quilos de malte, número muito maior do que as outras 3200 cervejarias que existiam na Bélgica naquela época.

Victor e Albert não tiveram muita sorte: um ano após conquistarem a liderança da cervejaria, teve início a Primeira Guerra Mundial. Como muitas empresas, as cervejarias belgas sofreram nesse período. Os alemães confiscaram os tanques de cobre e os cavalos das cervejarias. Como não conseguiam comprar malte, era quase impossível produzir cerveja. Contudo, os dois irmãos não desistiram e, em 1916, começaram a produzir duas novas marcas: A Pallieter e a Victory Ale.

A Victory Ale foi elaborada com um fermento especial que Albert trouxe da escócia. Foi essa cerveja que, posteriormente, ganhou o nome de Duvel. O nome mudou em 1923 quando um funcionário falou para o cervejeiro que a cerveja era um verdadeiro diabo. A duvel original não tinha a mesma cor que apresenta hoje. Tinha uma cor âmbar, que lembrava as cervejas inglesas. Apenas depois de 50 anos, em 1969, foi que a cor ganhou os aspectos que mantém até hoje. Desde então, a Duvel é produzida com malte de pilsen e é uma referência de Strong Gold Ale no mundo !

Disponível no Beertaste:
Duvel 330ml / Duvel 750ml / Duvel 1.5 L