terça-feira, 23 de março de 2010

Beer de Longe: Hel & Verdoemenis


Por acaso você já foi condenado ao inferno? Pois é… É o que diz no rótulo dessa magnífica cerveja holandesa [presente de meu grande amigo Edson, e degustada em companhia do próprio, junto de Botto e Xavier]. É produzida na cervejaria artesanal De Molen, a qual é composta por uma fábrica com capacidade para apenas 500 litros [o que torna a aquisição desta maravilha bastante complicada]. As caldeiras possuem uma adaptação e também são utilizadas na indústria de laticínios.

Fabricada com os tradicionais Brown Malts ingleses, se trata de uma belíssima Russian Imperial Stout [ganhadora de prêmios por toda a Europa]. Extremamente forte, negra, torrada e complexa, deixa o líquido escorrer pelas beiradas da taça, onde observamos uma grande viscosidade de um verdadeiro e potente licor. Seus 11% de álcool se fundem ao aroma amadeirado, o que nos lembra muito a Utopias… um dado muito interessante se destaca no rótulo, onde lemos: “Caso condicionada em local fresco e escuro, a cerveja ficará boa durante 25 anos.”

Deixo aqui meus agradecimentos ao Edson pela magnífica experiência compartilhada e, quem sabe, conseguimos alguns outros exemplares, tais como foto acima?