segunda-feira, 26 de julho de 2010

Delirium Tremens


O nome desta cerveja já é uma grande sacada. Para os que não sabem, Delirium Tremens é uma psicose causada pela abstinência ou suspensão do uso de drogas ou medicamentos freqüentemente associada ao alcoolismo. Assim, é uma forma mais intensa e complicada da abstinência. Delirium é um diagnóstico inespecífico em psiquiatria que designa estado de confusão mental: a pessoa não sabe onde está, em que dia está, não consegue prestar atenção em nada, tem um comportamento desorganizado, sua fala é desorganizada ou ininteligível, a noite pode ficar mais agitado do que de dia.


Como dentro do estado de delirium da abstinência alcoólica são comuns os tremores intensos ou mesmo convulsão, o nome ficou como Delirium Tremens. Resumidamente, o Delirium Tremens é como um estado extremo de embriaguez com ilusões dos sentidos e agitação motora até a fúria provocada pelo abuso de álcool. Um traço comum no delírio tremens, mas nem sempre presente são as alucinações tácteis e visuais em que o paciente “vê” insectos ou animais asquerosos próximos ou pelo seu corpo. Esse tipo de alucinação pode levar o paciente a um estado de agitação violenta para tentar livrar-se dos animais que o atacam. Por isso o símbolo da cervejaria é um elefante cor de rosa, dizem que se você tomar muitas Delirium, você passa a ver esses elefantes flutuando por ai.

Este nome foi até considerado inaceitável nos Estados Unidos, onde a cerveja era vendida pelo nome de Mateen. A inovação do nome pode por em xeque a primeira venda, mas o sucesso nas exportações sugerem que o consumidor volta para mais. Delirium Tremens é uma cerveja muito clara, apesar de ser condicionada em garrafa. Tem uma nota inicial clara, densa, um “bouquet” muito frutado, um paladar adocicado e, claro, muito álcool, cerca de 9%. Os lúpulos usados incluem não somente o Saaz mas também Styrians e a fermentação utiliza 3 culturas diferentes de levedura. Estes tipos são empregados em dois estágiso de fermentação primária e no condicionamento na garrafa. A Delirium é o principal produto da cervejaria Huyghe, em Melle [próximo a Ghent]. A cervejaria iniciou em 1906 e a cerveja Delirium começou a ser feita em 1989 a pedido de italianos. O rótulo, principalmente combinado com a garrafa que imita cerâmica, faz parecer que é uma bebida para crianças, cheia de animais e elefantes rosa, porém tudo isso é feito em referências aos diferentes estágios do Delirium Tremens. Disponível no Beertaste: Delirium Tremens e Delirium Nocturnum [garrafas 330 e 750ml]. Gezondheid !