terça-feira, 30 de março de 2010

Cervejas Brooklyn no Beertaste


A Brooklyn Brewery, uma das cervejarias artesanais líder nos Estados Unidos, está trazendo suas cervejas premiadas para o Brasil.

“Nós estamos empolgados em vender nossas cervejas ao mercado brasileiro, uma das economias que mais cresce no mundo”, disse Steve Hindy, fundador e presidente da Brooklyn Brewery. “Nossas marcas estão vendendo muito bem na Europa e Ásia, e acreditamos que o Brasil é o melhor mercado para começarmos na América do Sul”.

Hindy, ex-correspondente da Associated Press no Oriente Médio, começou a fazer cerveja em casa após conhecer diplomatas Americanos baseados na Arábia Saudita e Kuwait, países Islâmicos onde bebidas alcoólicas são proibidas.

Os diplomatas faziam sua própria cerveja em casa. Hindy começou a fazer sua própria cerveja quando retornou a Nova York e então iniciou a Brooklyn Brewery com seu vizinho do andar debaixo, o bancário Tom Potter, em 1988.

As cervejas da Brooklyn são elaboradas pelo renomeado Mestre Cervejeiro Garrett Oliver, autor do “The Brewmaster’s Table”, um livro sobre cerveja e comida. Oliver viajou pelo Brasil ano passado, participando de jantares, degustações e entrevistas. Recentemente foi nomeado editor chefe da “Oxford Companion to Beer”, uma enciclopédia sobre a produção de cerveja que promete tornar-se um trabalho de referência.

A renomada cervejaria inicialmente irá lançar no Brasil parte de sua linha de cervejas, incluindo: Brooklyn Lager [carro chefe da empresa e campeã de vendas], Brooklyn Brown Ale, Brooklyn East India Pale Ale e Brooklyn Local 1 – Todas já disponíveis no Beertaste!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Young's Double Chocolate Stout



Ovo de Páscoa que nada! Para os chocólatras de plantão, nada melhor do que essa belíssima cerveja inglesa da cidade de Bedford que recentemente desembarcou no Brasil.  A cervejaria Young’s surgiu em Wandsworth - Inglaterra [1831], em um local famoso por abrigar antigas produções cervejeiras... Atualmente, é a maior cervejaria privada / independente do Reino Unido.

Segundo o produtor, a Young’s DCS foi a primeira cerveja comercial a utilizar a adição de chocolate em sua receita [meados dos anos 90]. Em 2006, a empresa se fundiu à Charles Wells, criando a Wells & Young’s.

A antiga  fábrica de Wandsworth acabou sendo fechada, porém, parte do imóvel foi restaurada e até hoje serve de exposição, onde podemos rever algumas peças antigas como motores a vapor e equipamentos da cervejaria...

Este belo exemplar de Chocolate Stout, possui um perfeito equilibrio entre o chocolate e as notas de malte torrado, uma bela coloração negra nada translúcida e sabores residuais de muito chocolate. Aproveitem a próxima semana para dar um pulo no Beertaste e celebrar esta data... E aí, ainda quer um Ovo de Páscoa ?

quarta-feira, 24 de março de 2010

Liefmans Cuvée Brut


 

Uma cerveja impressionante! É assim que classifico a Liefmans Cuvée Brut [antiga Liefmans Kriek - portfolio do grupo Duvel Moortgat ]. Produzida apenas no mês de julho, possui um processo de produção bem longo, onde em seu primeiro estágio, cerejas inteiras frescas são maceradas e introduzidas no raso tanque de fermentação [13k de cereja para 100 litros de cerveja].



Depois de uma lenta maturação de 18 meses a 3 anos, cervejas Old Bruin e Goudenband de diferentes idades são adicionadas, formando um blend perfeito! Na Bélgica é comum ser servida "on the rock's", ou seja, com gelo.

terça-feira, 23 de março de 2010

Beer de Longe: Hel & Verdoemenis


Por acaso você já foi condenado ao inferno? Pois é… É o que diz no rótulo dessa magnífica cerveja holandesa [presente de meu grande amigo Edson, e degustada em companhia do próprio, junto de Botto e Xavier]. É produzida na cervejaria artesanal De Molen, a qual é composta por uma fábrica com capacidade para apenas 500 litros [o que torna a aquisição desta maravilha bastante complicada]. As caldeiras possuem uma adaptação e também são utilizadas na indústria de laticínios.

Fabricada com os tradicionais Brown Malts ingleses, se trata de uma belíssima Russian Imperial Stout [ganhadora de prêmios por toda a Europa]. Extremamente forte, negra, torrada e complexa, deixa o líquido escorrer pelas beiradas da taça, onde observamos uma grande viscosidade de um verdadeiro e potente licor. Seus 11% de álcool se fundem ao aroma amadeirado, o que nos lembra muito a Utopias… um dado muito interessante se destaca no rótulo, onde lemos: “Caso condicionada em local fresco e escuro, a cerveja ficará boa durante 25 anos.”

Deixo aqui meus agradecimentos ao Edson pela magnífica experiência compartilhada e, quem sabe, conseguimos alguns outros exemplares, tais como foto acima?

quarta-feira, 17 de março de 2010

17 de Março




segunda-feira, 15 de março de 2010

St. Patrick's Day



Quem nunca ouviu falar de St. Patrick's Day? A origem do feriado é religiosa. St. Patrick é tido como o patrono dos santos irlandeses [onde nasceu a tradição de celebrar o dia 17 de março], mas a festa já se espalhou pelo mundo. As mais expressivas comemorações acontecem no Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Missionário do cristianismo, St. Patrick nasceu como Maewyn Succat no sec IV, e era um homem muito rico. Depois de ver a sua casa destruída por bandidos e ter de trabalhar como escravo durante vários anos, passou a dedicar seu tempo ao ensino da religião.

O símbolo do St. Patrick's Day, um trevo de três folhas, faz referência ao modo como o santo falava da Santíssima Trindade aos seus alunos. Cada folha do trevo simbolizava uma das pessoas [Pai, Filho e Espírito Santo]. Reza a lenda que a sorte acompanha aqueles que participam da festa, e ninguém quer estar fora desse grupo, será?

A vida de St. Patrick é comemorada desde a sua morte, no dia 17 de março. Em Londres a festa é grande, marcada pela presença de centenas de pessoas. Há oito anos um desfile pelas ruas do centro da cidade atrai multidões, com direito a muitos trevos de três folhas, e claro, muita cerveja.

É a cerveja, por sinal, uma das protagonistas dessa celebração. Apesar de nada religiosa, a bebida passou a ser parte importante do St. Patrick's Day a partir dos anos 90, quando o governo irlandês aproveitou a data para aumentar a propaganda sobre o país e atrair mais turistas durante o mês de março. Antes disso, surpreendentemente, os pubs irlandeses tinham de fechar, por lei, todo dia 17 de março. Algo inconcebível nos dias de hoje.

A maior patrocinadora do evento não poderia ser outra senão a Guiness, a cerveja preta de Dublin, famosa no mundo inteiro. Em todos os pubs da cidade (e em outros tantos espalhados por aí), o merchandising será intenso, incluindo roupas, chapéus, leques, cartazes etc. Uma gama de produtos que custa à empresa um investimento de 3 milhões de libras todos os anos.

Pois então: Na próxima 4ª Feira [17 de Março], o Beertaste promove uma grandiosa festa para comemorar este dia tão importante!! Pints de Guinness estarão em promoção, com direito a vários sorteios, incluindo brindes relacionados ao evento. Teremos também venda de camisetas e bonés a preços bem sugestivos!!! Não percam! O evento acontecerá a partir de 18h... Nos vemos por lá!!