segunda-feira, 26 de julho de 2010

Delirium Tremens


O nome desta cerveja já é uma grande sacada. Para os que não sabem, Delirium Tremens é uma psicose causada pela abstinência ou suspensão do uso de drogas ou medicamentos freqüentemente associada ao alcoolismo. Assim, é uma forma mais intensa e complicada da abstinência. Delirium é um diagnóstico inespecífico em psiquiatria que designa estado de confusão mental: a pessoa não sabe onde está, em que dia está, não consegue prestar atenção em nada, tem um comportamento desorganizado, sua fala é desorganizada ou ininteligível, a noite pode ficar mais agitado do que de dia.


Como dentro do estado de delirium da abstinência alcoólica são comuns os tremores intensos ou mesmo convulsão, o nome ficou como Delirium Tremens. Resumidamente, o Delirium Tremens é como um estado extremo de embriaguez com ilusões dos sentidos e agitação motora até a fúria provocada pelo abuso de álcool. Um traço comum no delírio tremens, mas nem sempre presente são as alucinações tácteis e visuais em que o paciente “vê” insectos ou animais asquerosos próximos ou pelo seu corpo. Esse tipo de alucinação pode levar o paciente a um estado de agitação violenta para tentar livrar-se dos animais que o atacam. Por isso o símbolo da cervejaria é um elefante cor de rosa, dizem que se você tomar muitas Delirium, você passa a ver esses elefantes flutuando por ai.

Este nome foi até considerado inaceitável nos Estados Unidos, onde a cerveja era vendida pelo nome de Mateen. A inovação do nome pode por em xeque a primeira venda, mas o sucesso nas exportações sugerem que o consumidor volta para mais. Delirium Tremens é uma cerveja muito clara, apesar de ser condicionada em garrafa. Tem uma nota inicial clara, densa, um “bouquet” muito frutado, um paladar adocicado e, claro, muito álcool, cerca de 9%. Os lúpulos usados incluem não somente o Saaz mas também Styrians e a fermentação utiliza 3 culturas diferentes de levedura. Estes tipos são empregados em dois estágiso de fermentação primária e no condicionamento na garrafa. A Delirium é o principal produto da cervejaria Huyghe, em Melle [próximo a Ghent]. A cervejaria iniciou em 1906 e a cerveja Delirium começou a ser feita em 1989 a pedido de italianos. O rótulo, principalmente combinado com a garrafa que imita cerâmica, faz parecer que é uma bebida para crianças, cheia de animais e elefantes rosa, porém tudo isso é feito em referências aos diferentes estágios do Delirium Tremens. Disponível no Beertaste: Delirium Tremens e Delirium Nocturnum [garrafas 330 e 750ml]. Gezondheid !

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Jupiler Tauro

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Jupiler


Desembarcaram no Beertaste as cervejas Jupiler, da Brasserie Piedboeuf, cervejaria sediada em Jupille-sur-Meuse, a 4 km da cidade de Liege [ Bélgica ]. Liege é uma antiga capital famosa pela riqueza do seu patrimônio arquitetônico e cultural. De propriedade da Anheuser-Busch InBev, sua principal marca é a Jupiler, nada mais nada menos que a cerveja mais popular na Bélgica, onde seu nome remete ao local de origem.

Fundada em 1853, deve o seu know-how para a familia Piedboeuf. Afim de garantir a perfeita qualidade de sua cerveja, a cervejaria possui instalações extremamente sofisticadas e equipamentos ultramodernos.

Jupiler tem uma forte imagem ligada a masculinidade, coragem e aventura. Essa combinação de aproximação, auto-confiança e auto-relativização com o sexo masculino, é muito explorada em seu marketing, tanto em comerciais como em propagandas impressas. Além disso, a cerveja é a patrocinadora oficial da maior divisão do futebol belga, a Jupiler League.

Podemos encontrar 4 tipos de Jupiler, dentre elas: Pils (a mais comum e encontrada na europa), a N.A (sem álcool), Blue (mais suave) e a novíssima Tauro (uma bela Lager de 8.3% alc.).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pilsner Urquell


Chega ao Beertaste a tão falada Pilsner Urquell... Até 1840 a maioria das cervejas fabricadas na Boêmia, região da atual República Tcheca, eram Ales [alta fermentação] de cor escura e turvas. O padrão destas cervejas variava muito em sabor e qualidade, o que causava insatisfação nos seus consumidores. Em 1839 os cidadãos da cidade de Pilsen fundaram a Bürger Brauerei [cervejaria dos cidadãos] com o objetivo de fabricar cerveja segundo o estilo da Baviera, região da atual Alemanha. Os cervejeiros da Baviera já possuíam experiência na fabricação de cervejas utilizando a estocagem em baixas temperaturas dentro de caves utilizando fermento Lager [baixa fermentação], resultando em cervejas mais claras e transparentes.

A Bürger Brauerei contratou o cervejeiro da Baviera Josef Groll que no dia 5 de outubro de 1842 produziu a primeira leva de uma cerveja que daria início a um novo estilo. Esta cerveja foi a Pilsner Urquell, uma cerveja de cor dourada, límpida e brilhante com um ótimo perfil de lúpulo. Esta foi a primeira Pilsen da história. Vários fatores ajudaram no surgimento deste novo tipo de cerveja. O controle sobre o processo de malteação permitiu que maltes mais claros pudessem ser obtidos, resultando em uma cerveja de cor mais clara, dourada, diferente das cervejas escuras mais comuns na época. A presença de ingredientes de boa qualidade como a água com baixo conteúdo de minerais de Pilsen, conhecida como água mole, ideal para a fabricação deste tipo cerveja, os maltes da Boêmia e da Morávia e o lúpulo da variedade Saaz da região de Zatec. Na época, a popularização de copos de cristal permitiu que as pessoas pudessem ver e apreciar a cor do que estavam bebendo. A cor dourada daquela nova cerveja contribuiu muito para que ela se tornasse um sucesso.

Muitas cervejarias passaram a tentar reproduzir aquela cerveja. Hoje a maior parte da cerveja consumida no mundo é denominada pelos seus fabricantes de Pilsen, apesar de que elas não são parecidas com a Pilsen original de Josef Groll, a não ser pela aparência. A palavra Urquell significa "original", portanto Pilsner Urquel significa a cerveja Original de Pilsen.

Hoje a cervejaria que fabrica a Pilsner Urquel é chamada de Plzensky Prazdroj e pertence ao grupo SAB Miller desde 1999. Tradicionalmente a cerveja passava pelo processo de maturação dentro de grandes barris de carvalho revestidos internamente com piche. Estes barris ficavam em grandes galerias no subterrâneo da cervejaria repletas de gelo, o que permitia a maturação em temperaturas perto de 0°C. A cervejaria inclusive possuía funcionários para fabricação e manutenção de seus próprios barris. Hoje a produção foi modernizada e a maturação da cerveja ocorre em 56 grandes tanques de aço inoxidável com temperatura controlada por computador. Apesar da modernização já ter chegado na Plzenky Prazdroj, uma pequena parcela da produção da Pilsner Urquell ainda é feita da forma tradicional. Ao visitar a Plzenky Prazdroj é possível degustar esta versão tradicional da Pilsner Urquell no restaurante adjacente à cervejaria, o Na Spilce, único local do mundo onde podemos encontrar esta versão não filtrada e não pasteurizada.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

VNTG

Enfim, a VNTG chegou ao Beertaste ! Também conhecida como Biertruppe Vintage nº 1, devemos prestar agradecimentos a 4 pessoas: Botto, André, Alexandre e Edu. Produzida em quantidade bem limitada e envelhecida em barris de carvalho durante 100 dias, esta cerveja se caracteriza como mais do que especial. Fiquei muito feliz em conseguir alguns exemplares... Valeu Botto ! Sobre a resenha, nada melhor do que deixar para seus criadores né ?! Seguem os links: Blog do Botto - Blog Bamberg - Edurecomenda [ps - leiam nessa ordem]

terça-feira, 6 de julho de 2010

Beertaste no TopBlog 2010

É com enorme prazer que comunico a participação de nosso blog no prêmio "Melhores de 2010" eleito pelo site TopBlog - Categoria: Variedades. Sabemos que a concorrência é muito grande, porém, só de ter sido indicado já me deixa extremamente satisfeito em poder divulgar um pouco mais deste vasto mundo cervejeiro... Para votar, basta clicar no link ao lado e confirmar via email.