quarta-feira, 4 de maio de 2011

Beer de Longe: Mort Subite


Alguns anos atrás, tive a oportunidade de degustar a linha das cervejas Mort Subite. Com particularidades específicas e um sensacional processo de maturação, estas belas cervejas são atualmente produzidas pela cervejaria Alken-Maes [Mechelen - Bélgica].

Utilizam um processo de fermentação espontânea único. Durante este processo, a cerveja é deixada exposta ao ar durante a noite, antes de ser deixada para fermentar em barris de madeira. Cervejas diferentes do estilo Lambic misturadas, formam uma Gueuze... Se adicionarmos a fruta, você começa a criar a Kriek, se for cerejas, Fraise se for morangos, etc… Recentemente recebi algumas garrafas em sua melhor versão Xtreme !

O nome de Mort Subite, ou morte súbita remonta a 1928. Um Pub de Bruxelas, conhecido como “La Cour Royale” [hoje chamado de A La Mort Subite] era famoso por sua atmosfera divertida. “421” [nome de um respectivo jogo da época] era muito popular, e o perdedor do jogo era chamado de "Morte”. Um belo dia, o jogo teve de ser subitamente interrompido, pois os seus integrantes tinham que voltar ao trabalho. Os jogadores então, jogaram a mão final, apelidada de “Morte Súbita”. Para esta rodada final, todos receberam uma cerveja do estilo Gueuze, onde mais tarde foi nomeada de Mort Subite.

Existem 6 tipos clássicos de Mort Subite. São elas: Mort Subite Gueuze [pura], Kriek [cereja], Framboise [framboesa], Cassis [amora], Pêche [pêssego] e Manzena [maçã verde].